"Portugal tem grande potencial no desenvolvimento de psicologia no desporto"

A realidade portuguesa na psicologia aplicada no desporto ainda está numa fase inicial, mas Cristina Rolo, co-autora do livro "Treino Mental no Ténis", apresentado hoje, considera que "Portugal tem um grande potencial no desenvolvimento na área".
Publicado a
Atualizado a

Formados nos Estados Unidos em Psicologia do Desporto, Cristina Rolo e o holandês Dave de Haan, que também assina o livro, dedicam-se à psicologia no desporto há mais de uma década, o que lhes possibilitou perceber que a realidade portuguesa é ainda muito incipiente, mas um complemento importante da formação que deve ser desenvolvido.

O trabalho realizado em Portugal e nos Estados Unidos permitiu-lhes também reunir experiências e informações reunidas no livro "Treino Mental no Ténis", apresentado à margem do Estoril Open, em Oeiras, com prefácio de João Cunha e Silva, antigo jogador de ténis e actual treinador de Frederico Gil e Rui Machado.

"Este livro é o resultado de um trabalho de 12 anos, iniciado em 1997/98. Verificámos a necessidade de passar a ter um instrumento para o trabalho psicológico no treino e uma ferramenta para a inclusão do treino mental em todo o processo global da formação", salientou Cristina Rolo.

Com contributos do tenista Frederico Gil, do empresário João Lagos e do técnico César Coutinho, entre outros, a obra, com seis capítulos e tradução prevista para espanhol e inglês, destina-se "a todos os tenistas, não só aos de elite, mas a todos os que procuram melhorar", com uma "base científica comum a outras áreas".

Dave de Haan, que jogou basquetebol na Holanda, nos Estados Unidos e em Portugal, assinalou que o livro integra-se num projecto de criação de uma fundação para permitir criar condições para que jovens talentosos sem capacidade financeira possam desenvolver uma carreira desportiva.

Também hoje foi assinado o protocolo entre a Lagos Sport, organizadora do Estoril Open, e a Saúde CUF, uma parceria que existe desde 2006 e que se estende por mais dois anos.

O acordo, assinado por João Lagos e Inês Murteira, da Saúde CUF, permite aos tenistas, equipas técnicas, de arbitragem e espectadores do Estoril Open beneficiar dos cuidados médicos.

JOP.

Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt